Teatro Clara Nunes recebe debate sobre Direitos Humanos

Administração
Por Administração outubro 1, 2015 15:04

Teatro Clara Nunes recebe debate sobre Direitos Humanos

Evento teve a participação de sobreviventes da bomba atômica no Japão.

Na terça-feira, 15 de setembro, a OAB Diadema com apoio da Secretária de Cultura municipal realizou no Teatro Clara Nunes um debate sobre Direitos Humanos. O evento foi realizado pela “Comissão OAB Vai à Escola” que é presidida pelo professor, filósofo e advogado Dr. Elton Candido e organizado pela produtora Terra Negra Filmes.

 Mediado pelo professor de História André Lopes Loula (mestrando em História pela PUC/SP), o ponto de partida da discussão foi a Declaração dos Direitos Humanos a partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a violação da preservação humana desde a emissão de duas bombas atômicas que explodiram nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Entre os convidados estavam sobreviventes japoneses da guerra, o Sr.º Takashi Morita, 91, que na época tinha 21 anos, e a Sr.ª Junco Watanabe, 72, que tinha apenas 2 anos no dia do ataque.

 Com depoimentos emocionantes, os dois explicaram a plateia de mais 400 alunos da rede estadual de ensino o que aconteceu no dia 8 de agosto de 1945: “Eu pertencia à polícia japonesa e estava levando prisioneiros de guerra quando a bomba explodiu. Não sabíamos o que era aquilo. Achávamos que um depósito de pólvora havia explodido. Muitas foram desintegradas e sumiram com a explosão, outros estavam pegando fogo. Quando a gente dava água aos sobreviventes, eles morriam por causa do choque térmico”, declara Sr.º Takashi Morita.

 Outro momento comovente aconteceu quando os próprios jovens puderam interagir com os convidados. Em uma das perguntas, um jovem quis saber qual a reação dos americanos quando eles vão fazer palestras nos Estados Unidos. Já emocionada, Srº Junco Watanabi responde: “Eles me pedem perdão”.

 Segundo o professor André Lopes Loula, ainda existem no mundo mais de 20 mil bombas atômicas o que representa um perigo frequente para a humanidade. Ambos viajam o mundo fazendo campanhas e protestos para que as bombas sejam desativadas.

 O sucesso da palestra junto à comunidade de Diadema fez com que a 62ª Subseção OAB Diadema através da comissão OAB vai à escola, já programasse um novo evento no Teatro Clara Nunes. O próximo encontro será em Novembro na semana da Consciência Negra. “Vamos trazer atrações culturais e políticas para juntos debatermos e assim fortalecer o diálogo contra o racismo na nossa cidade e no Brasil. Será mais um grande evento”, explica o advogado e professor Dr. Elton Candido.

 Texto: Hamilton Trindade Reis

Administração
Por Administração outubro 1, 2015 15:04
Escrever um comentário

1 comentário

  1. Dr. Elton Candido outubro 1, 18:12

    Boa Tarde. Foi com muita honra que consegui realizar com apoiadores e amigos esse evento, mais uma vez a comissão OAB vai à escola conseguiu realizar um evento que marcou a história e certamente a vida de todos os participantes desse evento, desde os honrados convidados ao público que esteve presente. Grande Abraço Fraterno aos amigos.

    Reply to this comment
Ver comentários

Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*