OAB VAI À ESCOLA Levando cidadania as escolas da rede pública

Por Administração outubro 6, 2015 16:39

OAB VAI À ESCOLA Levando cidadania as escolas da rede pública

O projeto OAB vai à escola quando surgiu na seccional da OAB São Paulo tinha como principal objetivo levar cidadania aos alunos das escolas da rede pública, transmitindo noções sobre direitos e deveres em diversos ramos do direito, tais como: Direito Constitucional, Direito Penal, Direito do Consumidor, Direito de família e outros.

Nesse sentido, o projeto aborda direitos e deveres, orientando os educandos para a vivência dentro dos princípios norteadores da democracia. Assim sendo, os encontros da comissão OAB vai à escola, buscam transmitir aos educandos os valores e princípios constitucionais para uma vida melhor, consciente e cidadã, distante das drogas e da violência, priorizando o Estatuto da Criança e do Adolescente – o ECA.

Em Diadema a comissão OAB vai à escola tem grande atuação junto às escolas do município tanto da rede estadual quanto municipal, levando aos educandos palestras, debates, cursos, workshop etc.

Como presidente da Comissão OAB vai à escola percebo a responsabilidade que envolve a comissão, haja vista, que a falta ou dificuldade no acesso a informação no que tange aos direitos dos cidadãos ainda é muito grande.

É impressionante quando estamos em escolas prestando orientação jurídica a comunidade ou simplesmente participando de debatas e palestras, o quando é fundamental levar essa discussão para dentro da escola e conseqüentemente proporcionar um resgate da cidadania das pessoas.

Um momento inesquecível que presenciei em um encontro que tivemos em uma escola estadual do município foi na escola José Mauro de Vasconcelos no ano de 2014, quando disse na palestra que estava ministrando que nasci em Diadema, estudei em escola pública (Profª Zilda Gomes e E.E. Padre Anchieta) e que além de advogado sou professor de filosofia da rede estadual de ensino, muitos pais ficaram admirados.

Os eventos em que a Comissão OAB vai à escola é convidada também proporcionam que a própria comunidade enxergue a instituição OAB com outros olhos e o advogado com um olhar mais humano, posto que, o direito existe para aproximar as pessoas e não para afastá-las.

Na mesma toada, esse encontro entre OAB Diadema e a escola faz com que a Ordem dos Advogados do Brasil – Diadema também tenha contato com profissionais da educação, posto que, são os professores (as) desse país, os profissionais com a missão mais nobre e difícil que existe a de educar/ensinar, tenho orgulho de ser advogado, mas antes foi preciso que um professor (a) passasse pela minha vida para simplesmente demonstrar que somente a educação pode proporcionar ao indivíduo uma mudança significativa, bem como, construir uma sociedade livre, justa e solidária, além de reduzir as desigualdades sociais e promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação, conforme estabelece o artigo 3º da Constituição Federal.

OAB vai à escola

Levando cidadania as escolas da rede pública.

Dr. Elton Candido

Presidente da Comissão OAB vai à escola.

Por Administração outubro 6, 2015 16:39

1. Naildes abril 11, 22:23

Parabéns doutor, quero ter a honra de assistir uma das suas palestras. Sou de itapecerica e se Deus quiser voltarei com o projeto aqui, gostaria de contar tb com a sua participação.
    Att dra Naildes

Reply to this comment