OAB de Diadema se reúne com Presidente da Câmara para pedir reavaliação dos critérios de concessão do título de cidadão Diademense

Por Assessoria de Imprensa abril 9, 2013 11:52

Integrantes da 62ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Diadema participaram, na tarde de hoje (9), de reunião com o presidente da Câmara Municipal, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), para pedir a reavaliação dos critérios para concessão do título de cidadão Diademense. A reunião foi marcada após as notícias que chegaram ao conhecimento público sobre a honraria concedida ao deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP).

O grupo composto pelo Secretário Geral da OAB, doutor Edivaldo Lubeck, dos presidentes da Comissão de Coordenação das Comissões, doutor Cláudio Miranda; da Comissão de Direitos Humanos, doutora Flávia Artilheiro; e da Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia, doutora Carolina Macari, entende que as declarações públicas do deputado em redes sociais e na imprensa estão incitando a discriminação contra as minorias e não é condizente com o cargo que ocupa e com o título de cidadão conferido a ele pelo município.
O deputado federal, que também é pastor de uma igreja evangélica, recebeu a honraria em 2008 das mãos do então vereador Pastor Isaias Maria (PSB). Desde que postou os comentários nas redes sociais, Feliciano tem sofrido protestos em todo o país, principalmente depois de ter assumido a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara Federal, em Brasília (DF).

“Minha preocupação é que possamos separar o grupo evangélico dos erros que ele tem cometido. Na minha avaliação, é descabido que o Feliciano continue à frente de uma comissão que tem por lema lutar por direitos iguais e fica fazendo esse tipo de comentário totalmente preconceituoso. Infelizmente, sabemos que continuará sendo presidente da comissão até que um processo o obrigue a sair de lá”, declarou a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Diadema, doutora Flávia Artilheiro.

Na avaliação do Secretário Geral, doutor Edivaldo Lubeck, a sociedade precisa estar atenta às declarações do deputado, que acabam promovendo a segregação. “A sociedade está discutindo manter o deputado no cargo, mas não podemos aceitar que continue com esse tipo de declarações discriminatórias em relação aos negros e homossexuais. Aqui não estamos tratando de questões religiosas, mas de posições políticas”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), também é favorável a uma revisão dos critérios para concessão do título de cidadão Diademense. Entretanto, deverá se reunir com a Comissão de Direitos Humanos do Legislativo antes de convocar uma nova reunião com a OAB local. “O que o Feliciano fez foi completamente errado e vamos pensar seriamente em futuras concessões de títulos dessa natureza. A OAB tem total razão em pedir a análise desses critérios e vou convocar uma reunião com o grupo da Comissão da Câmara para analisarmos a situação”, disse o vereador.

Por Assessoria de Imprensa abril 9, 2013 11:52