OAB de Diadema inicia processo de Certificação Digital

Por Assessoria de Imprensa junho 20, 2013 23:21

OAB de Diadema inicia processo de Certificação Digital

Certificados digitais são documentos eletrônicos que identificam, com segurança, pessoas (físicas ou jurídicas), fazendo uso de criptografia, tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informações.

A 62ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Diadema deu início, hoje (20), ao processo de Certificação Digital. O advogado que desejar obter seu certificado terá que realizar a inscrição através do portal da OAB de São Paulo e realizar o pagamento das taxas. Em seguida, basta escolher uma Subseção mais próxima e fazer o agendamento para retirada do certificado. A Tesoureira da OAB de Diadema, doutora Deniva Maria Borges França, foi a primeira a obter o certificado na comarca e relatou a importância de ter o registro.

“Acho que no início vai ser um pouco complicado, porque alguns advogados vão ter dificuldade com o sistema. Mas, no fim, vai dar tudo certo. O bom é que não vamos precisar mais ir ao Fórum, principalmente, quando estivermos longe. Além disso, é preciso um pouco mais de orientação por parte do Tribunal para quem não está acostumado com internet. Vejo que sistema será muito bom para os jovens que estão mais acostumados a mexer na internet”, apontou a doutora Deniva.

O Certificado Digital compõe um arquivo eletrônico que contém conjunto de informações referentes à entidade para a qual um certificado dessa natureza foi emitido – seja uma empresa, uma pessoa física ou um computador. Esse arquivo tem como característica principal a combinação de um par de chaves: uma pública, que é de conhecimento geral, e uma privada, que deve ser mantida em sigilo, em total segurança pelo titular do certificado.

Para simplificar, os certificados digitais são documentos eletrônicos que identificam, com segurança, pessoas (físicas ou jurídicas), fazendo uso de criptografia, tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informações. Além disso, garantem confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transações realizadas via internet. Outra vantagem do certificado digital é ter validade jurídica para ser utilizado como assinatura de próprio punho, comprovando que seu proprietário concorda com o documento assinado.

Com o novo sistema em vigor, o advogado poderá fazer consulta de processos e praticar atos processuais a qualquer momento e em qualquer computador habilitado com acesso à internet. De acordo com a presidente da OAB de Diadema, doutora Marilza Nagasawa, a comarca está totalmente empenhada em auxiliar os advogados inscritos quanto ao novo sistema. “A OAB vai dar todo suporte necessário aos advogados para que o processo seja implantado com sucesso”, destacou a doutora Marilza.

Por Assessoria de Imprensa junho 20, 2013 23:21