1º. de Outubro – Dia do Idoso

Administração
Por Administração outubro 1, 2014 17:27

por Dr. Robson Mendes Francioni *

 

Como Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da 62ª Subseção de Diadema, não poderia deixar de manifestar, para homenagear a Terceira Idade, ou como dito, a melhor idade. Nesta manhã ao falar do assunto muitos se deram por surpresos, mas o dia do Idoso (1º. de Outubro)  coincide com a criação do Estatuto do Idoso, desde 2003. Uma sociedade que não protege os mais velhos, não consegue cuidar das crianças, dos seus jovens e adultos, pois envelhecer é um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Envelhecemos e ponto. O que nos preocupa é como envelhecer. Que seja com dignidade e justiça social.

É dever de todos nós valorizar o passado, sem deixar de cuidar do presente. E para este fim que lutamos e atuamos, para que os Idosos sejam tratados com respeito, atenção, carinho e cuidados necessários para manter sua estabilidade emocional. O estatuto está aí para ser usado, objetivando zelar pelo cumprimento dos direitos do idoso, sendo mais um instrumento para o exercício da cidadania. Segundo a Lei, a condição de fragilidade dos idosos, se comparada às outras pessoas, merece proteção diferenciada, a fim de dar-lhes melhores condições de vida nos meios públicos, privados e na própria família, visando o seu bem-estar.

Quando falamos em inclusão social, pensamos somente em pessoas com alguma deficiência física ou mental, mas na verdade, a inclusão deve acontecer para todos os portadores de necessidades especiais, sendo os idosos parte desse grupo. Alguns direitos dos idosos são mais fáceis de vivenciarmos: existem atendimentos preferenciais para os mesmos em bancos, supermercados; não precisam enfrentar filas; tem acesso livre em ônibus; vagas especiais nos estacionamentos; 50% de descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; distribuição de remédios de hipertensão e diabetes, entre outros, gratuitamente. É um privilégio chegar à velhice, afinal, só se torna idoso quem vive!

__________________________________________________________

Veja o vídeo:

__________________________________________________________

* O Dr. Robson Mendes Francioni é presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos da OAB-Diadema.

Administração
Por Administração outubro 1, 2014 17:27
Escrever um comentário

sem comentários

Ainda não há comentários!

Deixe-me lhe contar uma história triste! Não existem comentários ainda, mas você pode ser primeiro a comentar este artigo.

Escrever um comentário
Ver comentários

Escrever um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*